Artigos de Conferência, Publicações

A Mudança do Paradigma Estratégico no Mercado de Mobilidade Urbana: Uma Prospecção da Transição de Tecnologias

Autores

João Paulo Nascimento da Silva

Luiz Guilherme Rodrigues Antunes

Gabriel Pedrosa

Andre Grutzmann

Como citar

SILVA, J. P. N.; ANTUNES, L. G. R.; PEDROSA, G. A. L.; GRUTZMANN, A.; LEME, P. H. M. V. A Mudança do Paradigma Estratégico no Mercado de Mobilidade Urbana: Uma Prospecção da Transição de Tecnologias. In: XXII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA), 2020, São Paulo. Anais XXII ENGEMA 2020, 2020.

Ano de Publicação:

2020

Abstract

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram traçados para proteger o planeta e demonstram uma agenda que equilibra as dimensões econômica, social e ambiental. No setor de mobilidade urbana, pressões governamentais e sociais têm fomentado novas tecnologias sustentáveis. Tal proposta eleva a produção de tecnologias limpas ou seguras, como veículos elétricos, veículos autônomos ou eVTOLs. Argumenta-se que é necessário alterar o paradigma atual, o qual já pode ser observado no setor automobilístico. Recorreu-se a análise de conteúdo da missão, visão e valores de empresas de mobilidade urbana presentes nas da lista Forbes (2020). Para escolha das empresas buscou-se as empresas de veículos urbanos à combustão (CVs), veículos elétricos (EVs), veículos autônomos (AVs) eVTOLs (Eletronic Vertical Take-Off and Landing). Os resultados apontam que, com o desenvolvimento de novas perspectivas tecnológicas, a força motriz de mobilidade urbana caminha para tecnologias sustentáveis através da eletrificação e automação de veículos, além de um possível cenário aéreo na mobilidade urbana