Em uma realidade onde pessoas e objetos estão cada vez mais conectados a fim de se obter
mais comodidade, segurança e velocidade de informação, os Sistemas avançados de auxílio ao
condutor (ADAS) estão cada vez mais presentes nos veículos modernos. No entanto, o alto
custo associado a essas novas tecnologias torna as aplicações restritas a uma gama de veículos
menos acessíveis à sociedade como um todo. Paralelamente, estudos sobre a Comunicação
pela Luz Visível (VLC) e Posicionamento pela Luz Visível (VLP) proporcionam uma infinidade de
aplicações a custo reduzido para diferentes cenários. Nesta pesquisa, o VLC juntamente com o
VLP são grandes aliados dos veículos inteligentes, foco de estudo do Laboratório de Mobilidade
Terrestre (LMT) da Universidade Federal de Lavras. Este trabalho tem por objetivo integrar o
VLC e VLP, compondo-se um ADAS de baixo custo. Nesse sentido, os primeiros testes de
comunicação VLC já foram realizados e estão sendo continuados a fim de se transmitir dados
mais complexos, como a velocidade de um veículo e sua posição no espaço. Resultados
preliminares em ambiente controlado mostram que é possível o envio de dados simples entre
dispositivos embarcados. Isso permitirá que alertas de frenagem sejam enviados, evitando
colisões e permitindo a redução da distância entre veículos, como em uma aplicação de comboio
(platooning).