Manobras perigosas são importantes indicativos da performance de condutores, e podem oferecer meios apropriados para a prevenção de situações de risco. Além de serem reconhecidas causadoras de acidentes, o consequente gasto a elas associado, especialmente relacionado a manutenção corretiva e consumo de combustível, afeta diretamente o orçamento do consumidor e das empresas detentoras de grandes frotas. É sabido, porém, que tais impactos podem ser minimizados com o emprego de metodologias de textitecodriving, que descreve padrões e comportamentos adequados voltados a adoção de um estilo mais seguro e econômico de condução. O presente trabalho visa desenvolver técnicas baseadas no uso de sensores inerciais e de sistema GNSS para monitoração de manobras sinuosas. Para tanto, experimentos foram realizados a bordo de um veículo de passeio utilizando a solução SEVEN GO Smart Edge, dando origem a uma sistema embarcado de baixo custo, fácil utilização e com bom desempenho para a detecção de manobras de textitcornering e textitswerving, além de metodologias para o alinhamento de referenciais entre os sensores e o veículo, e detecção de curvas no trajeto. As técnicas propostas foram validadas em ambiente real, durante um programa de estágio realizado na empresa SEVEN GO.