Resumo de Projeto

2015 – 2019: Desafios para Sistemas de Navegação Autônoma: Localização e Aspectos Legislacionais

Resumo

Para que um veículo dotado de sistema inteligente tenha maior nível de autonomia, no contexto local de operação, outros elementos devem ser representados na cena. Isto porque, mesmo tendo embarcado excelentes sistemas de Percepção (ou robotic sensing a partir de multi-sensores, por exemplo: câmeras, lasers, radares, etc.), a oclusão apresenta ainda grande desafio para a comunidade científica, além de grande risco ao cidadão comum. Neste caso, uma forte ligação com a infraestrutura se faz necessária, e contempla as áreas de V2V (Vehicle-to-Vehicle technology) e V2X (Vehicle-to-infrastructure safety technology). Além disso, atualmente, sabe-se que não é possível obter um nível elevado de autonomia sem a inclusão de Mapas Digitais Editáveis, que além de servirem de elo entre os diferentes elementos da cena, permitem que informações relevantes (como: inclinação da via, velocidade limite, passagens de pedestres, etc.), previamente armazenadas, possam ser utilizadas em tempo real. Em médio-longo prazo, pode beneficiar a navegação segura, tanto pessoal (indivíduos) quanto de veículos. A aplicação está no contexto terrestre, vislumbrando a introdução de tecnologias que possam permitir a utilização no Brasil. Sobre isso, veículos inteligentes podem ser considerados como realidade no cenário mundial, e não seria possível ignorar os aspectos legislacionais de sua utilização. Este estudo é inovador no Brasil e está inserido neste projeto. O projeto é realizado em parceria com o Instituto VEDECOM na França (Protocolo de Intenções assinado em 29/02/2016). Esta proposta multidisciplinar propôs investigar dois temas atuais de pesquisa: (1) Sistema Híbrido de Localização baseado em Percepção Multi-sensorial aplicados à Navegação Segura de Veículos Terrestres; (2) Aspectos Legislacionais na utilização de Sistemas Inteligentes embarcados em Veículos Terrestres no Brasil. Dentro dos objetivos, investir na proposta do Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT) na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Total de recursos investidos no projeto (bolsas e custeio): R$ 391.800,00. Resumo dos trabalhos desenvolvidos:

  1. Professor visitante: 1 concluído;
  2. Pós-doutoramentos: 3 concluídos e 1 em andamento;
  3. Teses de doutorado: 2 concluídas e 4 em andamento;
  4. Dissertações de mestrado: 2 concluídas e 3 em andamento;
  5. Iniciações científicas: 6 concluídas; Matérias associadas ao projeto:
    1. http://www.ufla.br/ascom/2016/03/02/ufla-celebra-acordo-internacional-para-pesquisas-na-area-de-eco-mobilidade-urbana/
    2. http://www.ufla.br/ascom/2016/05/11/reitor-e-professores-da-ufla-visitam-instituto-na-franca-para-ampliar-parcerias-na-area-de-ecomobilidade-urbana/
    3. http://www.ufla.br/ascom/2016/02/25/ufla-oficializa-parceria-internacional-que-preve-resultados-inovadores-para-a-mobilidade-urbana/