O estudo volta-se à percepção e localização. Este problema está intimamente relacionado com a problemática da navegação segura com nível de autonomia elevado. Portanto, orientar a busca de resultados inovadores na área de veículos inteligentes se torna uma prioridade no desenvolvimento e transferência de tecnologia para o país. Neste contexto, propõe-se um método de percepção-planejamento capaz de lidar com um ambiente heterogêneo povoado por objetos estáticos e em movimento. Este cenário coloca um problema interessante e constitui um grande desafio devido às inúmeras oclusões provocadas por objetos na cena, as dificuldades causadas pelo restrito campo de visão da câmera que conduz a estimativa de profundidade ruidosa e uma parcial observação fornecida pelo campo de visão da câmera. Em particular, este projeto busca responder algumas questões: Onde estão as ruas? Onde estão localizados os veículos? Qual é a situação corrente do tráfego? Como encontrar uma trajetória segura para atingir um objetivo em um desconhecido e incerto ambiente? Como associar o planejamento de rotas com o planejamento de trajetórias? Total de recursos investidos no projeto (bolsas e custeio): R$ 324.960,00.
Resumo dos trabalhos desenvolvidos:
- Pesquisador visitante: 1 concluído;
- Pós-doutoramento: 1 concluído;
- Dissertações de mestrado: 1 concluída e 2 em andamento;
- Iniciações científicas: 6 concluídas;
- Matéria associada do projeto: