Resumo de Projeto

2018 – 2019: Plataforma tecnológica de negócios para Mobilidade como um Serviço (MaaS)

Resumo

Os artigos 218, 219, 219-A e 219-B da Constituição Federal (1988) habilitam o Estado a promover o desenvolvimento da inovação visando ao bem-estar da população e a autonomia tecnológica do país, facilitando a articulação entre entes públicos e privados, nas diversas esferas de governo. O Decreto Federal nº 9.283, de 7 de fevereiro de 2018, que regulamentou a lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, foi um passo importante para aproximar instituições científicas e tecnológicas e o setor produtivo, aumentando as chances de o conhecimento chegar às empresas e alavancar o desenvolvimento econômico e social. A tecnologia nos veículos evolui em ritmo acelerado e o Brasil, por representar um dos maiores mercados automotivos do mundo, não pode ficar fora dessa importante batalha industrial e comercial no mundo. A difusão da tecnologia embarcada em veículos desafia várias áreas, novas tecnologias de comunicação e de inteligência artificial, segurança e proteção de dados, regulamentação e políticas atuais, obstáculos que precisam ser rapidamente superados. Especialistas indicam que a conectividade terá um efeito maior e mais disruptivo nos veículos do que em qualquer outra tecnologia automotiva do último século, estimando-se que um carro conectado vai gerar mais de 25 GB de dados por dia. Estudos nessa área inexistem em empresas no Brasil ou ainda, quando existem, são esparsos ou de pequena penetração na sociedade como produtos concretos e em seu benefício. Desafios dessa natureza justificam parcerias entre a academia e empresas para que sejam criadas plataformas revolucionárias de negócios que possam gerar um ecossistema sustentável de mobilidade eficiente, como no caso da Mobilidade como um Serviço (MaaS – Mobility as a Service). Esse ecossistema de transporte terrestre a ser desenvolvido deve colocar a gestão de dados veiculares como ponto central, observando as leis e regras pré-estabelecidas de proteção aos seus proprietários, atendendo os requisitos de transparência, privacidade e segurança. Nesse sentido, este projeto tem como foco estudar os problemas relacionados com os novos modelos de MaaS no contexto e nos temas de pesquisas vinculados ao Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT – www.lmt.ufla.br) em conjunto com a Seven Always Exchange Ltda (Seven – sevenalways.io). Enquanto o LMT tem se destacado no cenário brasileiro e internacional com resultados significativos em termos de mobilidade, a base de soluções proposta pela Seven tem o potencial de atingir clientes de diferentes mercados do mundo. O Brasil é um desses mercados. Está em desenvolvimento na Seven uma plataforma de negócios para transformar um veículo comum em inteligente e comunicante. Variações desta proposta têm sido estudadas em outros locais no mundo, por exemplo, nas empresas Dash e VINchain, e outras propostas na mesma linha mas em estágio mais avançado em termos de implementação, como é o caso das propostas apresentadas pelas empresas CarBlock e CarVertical. A demanda crescente por soluções de mobilidade nas grandes cidades brasileiras passa pelo desenvolvimento de um modelo de MaaS.